Amor à Vida

Posted on Posted in Novela
Share Button

“Contracenar com Nathalia Timberg é sempre um imenso prazer e ser dirigido por Mauro Mendonça Filho é abraçar a delicadeza, o comedimento, e encontrar a verdade, lançando-se sem medo na busca do tom correto de cada cena. Amor à Vida foi um grande encontro na TV.” Ary Fontoura

A NOVELA

Amor À Vida nos surpreende com uma bela história de amor. Mas não do amor entre dois jovens, entre um homem e uma mulher, entre duas mulheres ou dois homens. Isso já não mais é novidade. Penso que a trama do autor nos surpreende pelo amor vulgar proveniente das paixões humanas e que, de alguma forma, consciente ou inconsciente, todo nós o temos. Acho que nesta novela compartilhamos das mais diversas formas de amor, daquele que transita entre o bem e mal, entre o divino e o profano, entre aquilo que é real e aquilo que não podemos tocar.

Parafraseando o autor Walcyr Carrasco: “Hoje em dia o amor se manifesta de muitas formas. Existe o amor na sua forma mais pura, mas também existe o amor ao poder, o amor ao corpo, o amor ao belo, o amor ao nada, o amor ao tudo. Mas no fundo, o que todos deveriam ter, era o Amor À Vida”.

O PERSONAGEM

Dr. Lutero Moura Cardoso talvez seja a personificação de um homem raro, antes mesmo de ser um médico. Apaixonado por seu ofício, é um sujeito ligado à moralidade e ao bom caráter, ao exercício cívico da cidadania.

Amigo há muitos anos da família Curi, de Cesar e da esposa Pilar, Lutero detém um segredo que é revelado ao longo da trama. Lutero é um cirurgião renomado que está com a idade avançada. Isso, para o meio cirúrgico pode ser o caos. A precisão necessária da mão de um médico pode representar a vida ou a morte de um paciente.

Diretor do corpo clínico e da emergência, Lutero é bastante respeitado pelos colegas mais antigos, mas os residentes e os médicos mais novos acham que seus métodos estão ultrapassados, que é preciso renovar. Para eles, a medicina atual precisa ser ágil, precisa se adequar as novas realidades dos planos de saúde, precisa gerar receita, dar lucro para o hospital e, muitas vezes, em detrimento à vida.

Talvez o maior conflito dessa personagem seja o duelo entre o atual e o antigo, entre o jovem e o velho, entre a solidariedade e o desumano, entre o descartável e o definitivo, entre a benevolência e a competição, entre a morte, o amor e a vida.

Wiki: Amor à Vida

Imagens: Arquivo pessoal

 

2 thoughts on “Amor à Vida

  1. Parabéns, Ary Fontoura!!! Pra mim Amor a vida foi umas das melhores novelas da Rede Globo!!! Vale a pena ver de novo .Amo seu trabalho grande talento !! Sucessos Sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *